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1. Investimentos no auto-cuidado
· alimentação
· atividade física / postura / alongamento
· ioga
· proteção da saúde
· controle ambiental
· educação para a saúde
- Programa de controle do ambiente na empresa:
estudo ergonômico do ferramental, vestuário e mobiliário,
controle de iluminação e da qualidade do ar no ambiente de trabalho
controle de ruídos (uso de equipamentos de proteção auditiva quando for o caso);
- Programa de educação nutricional e de melhoria da qualidade das refeições servidas na empresa;
- Programa de combate ao sedentarismo e incentivo à atividade física (prática de esportes, ginástica, dança, etc.) dos funcionários;
2. Investimento na qualidade do relacionamento interpessoal
· programas de incentivo ao diálogo e ao convívio cooperativo
· desenvolvimento de grupos e equipes
- Programas de incentivo ao diálogo e à melhoria da qualidade das relações interpessoais na empresa.
3. Organização do dia-a-dia
· administração do tempo
· priorização e distribuição de tarefas
4. Investimentos técnico-culturais
· incentivo à arte (entre e para os funcionários)
- música / dança / cinema / literatura / artes plásticas / arte culinária / teatro
· incentivo a conjuntos musicais entre funcionários
- shows e recitais
- coral
- grupos de dança de salão
- cinema comentado
- incentivo à criação literária de funcionários
- concursos literários
- contadores de histórias
- teatro
- espetáculos circenses
- cursos e concursos culinários
· programas de educação continuada
· programas de incentivo ao lazer
· programas esportivos
· Programas educativos:
- educação continuada,
- desenvolvimento técnico e pessoal;
- atualização cultural com palestras e debates de temas atuais de interesse comum;
Escolha do coordenador do programa (o coordenador deve):
- gostar do assunto
- ser adepto sincero e crítico da ideologia do programa
- demonstrar boa capacidade gerencial
- ter um conhecimento da dinâmica empresa
- ter acesso às lideranças formais e informais
- contar com uma boa infra-estrutura de comunicação
- ter disponibilidade de tempo para a função
Funções do coordenador:
- montar e coordenar as atividades do Comitê Interno de PS
- elaborar o programa no contexto da empresa
- gerenciar a logística necessária para o desenvolvimento do programa
- monitorar a implantação do programa
- montar um sistema de avaliação do desenvolvimento do programa
- estruturar o gerenciamento financeiro do programa
- agir como "relações públicas" do programa
- sensibilizar e negociar com a direção da empresa a implementação do programa
- interagir de forma efetiva com o serviço médico "tradicional" da empresa
- definir a estratégia para fazer o diagnóstico dos pontos fortes e pontos fracos do programa de PS; gerenciar o diagnóstico
- elaborar a estimativa de custos
- avaliar a infra-estrutura física e operacional da empresa para a implantação do PS
Ambientes e equipamentos necessários para implementação do programa:
- quadros de aviso
- local para armazenamento de material
- sala para entrevistas e testes
- sala para treinamento e reuniões
- infra-estrutura para programas de atividade física
- ambientes para promoções culturais
- infra-estrutura de copa (e cozinha, se possível)
- infra-estrutura de mídia
Implantação dos programas
1. Programa de controle ambiental na empresa:
- estudo ergonômico do ferramental, vestuário e mobiliário,
- controle de iluminação e da qualidade do ar no ambiente de trabalho
- controle de ruídos (uso de equipamentos de proteção auditiva quando for o caso);
2. Programa de educação nutricional e de melhoria da qualidade das refeições servidas na empresa;
3. Programa de combate ao sedentarismo e incentivo à atividade física (prática de esportes, ginástica, dança, etc.) dos funcionários;
4. Programa de incentivo ao lazer e à atividade artística entre funcionários;
5. Programas educativos:
- educação continuada,
- desenvolvimento técnico e pessoal;
- atualização cultural com palestras e debates de temas atuais de interesse comum;
6. Programas de incentivo ao diálogo e à melhoria da qualidade das relações interpessoais na empresa.
Obesidade
- Causas da obesidade
- Por que é tão difícil tratar o obesidade
- Ações efetivamente úteis para o controle do peso a longo prazo
Nutrição saudável
- Objetivos biológicos da nutrição
- Nutrientes e alimentos
- Nutrição e cultura
- Conceito científico de nutrição equilibrada
- Nutrição equilibrada, saúde e cotidiano
Administrando o Estresse
- O que é o estresse;
- O estresse a curto e a longo prazo
- Importância do estresse de longo prazo;
- Principais causas do estresse;
- Principais conseqüências do estresse na vida cotidiana e na saúde em geral;
- O que podemos fazer individualmente nas atuais condições de vida para atenuar os efeitos do stress e promover a saúde.
- O que as empresas pode fazer
- O que pode ser esperado de programas de atenuação do estresse – no bem estar e na produtividade
Liderar e decidir diante dos desafios da vida moderna
- Reflexão sobre os desafios dos processos decisórios e de liderança nas turbulências de nosso momento histórico.
Auto-cuidado
- Reflexão sobre os cuidados com o corpo na promoção da saúde
- Atividade física, postura, alongamento
- Sono,
- Cuidados com a pele
- Cuidados com os órgãos de sentido
- A alimentação.
Ciclos de vida e potencialidades humanas
Reflexão sobre a "infra-estrutura" da vida humana, os ciclos de vida, as necessidades e potencialidades do ser humano.
- Origem do humano: do cosmos à consciência; da consciência à cultura
- Tributos da consciência – incompletude e incerteza
- A infra-estrutura da vida humana
- Elementos mantenedores da vida humana
- Ciclos e potencialidades de vida do ser humano
- A plena realização das potencialidades da vida
- Modo de viver como fator preponderante para a saúde
- O homem atual – virtudes e dramas
- O papel do profissional de saúde nos ciclos de vida
Arte e saúde
- Importância existencial da arte
- Natureza das atividades artísticas
- Participação ativa e passiva nas várias formas de arte
- Como desenvolver a capacidade de usufruir da arte
- Importância da arte como elemento de promoção da saúdeLazer
- História do conceito de lazer
- Lazer, recreação e tempo livre
- Formas básicas de lazer
- As principais opções de lazer
- Jogos e brinquedos
- Arte e lazer
- Lazer e saúde
A dinâmica das relações interpessoais
- Dimensões não verbais da relação interpessoal
- A arte de escutar
- O observar no relacionamento interpessoal
- O diálogo como essência da relação interpessoal
- A relação interpessoal como determinante fundamental da saúde
Reflexos do contemporâneo no cotidiano
- Panorama histórico e social da contemporaneidade
- As novas relações com o tempo e com o espaço
- As grandes conquistas da ciência
- As modificações morais e perceptivas
- O crescimento populacional
- A inundação de informações
- Implicações de todas essas mudanças no cotidiano individual e na saúde
Grupos, equipes e suas dinâmicas
- Os fundamentos das relações interpessoais
- Cooperação e competição nos grupos
- A escuta e o diálogo na dinâmica das equipes
- Tipos de grupos
- Grupos e equipes
- Condições que transformam grupos em equipes
Harmonizando pessoas, melhorando a qualidade de vida
- Relações interpessoais produtivas e improdutivas
- Convívio e diferenças individuais
- O "espaço de convivência"
- Cooperação e competição
- A escuta e o diálogo na dinâmica das equipes
- Tipos de grupos
- Grupos e equipes
- Condições que transformam grupos em equipes
- Relações interpessoais e saúde